quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Almofadas Margaridas - Passo a passo 2ª parte

O post de hoje é: Como fazer uma almofada

Primeiro decide-se que tamanho e que modelo de almofada pretendemos fazer (no meu caso decidi que teria 48cmx30cm e que o modelo seria de envelope) e depois mãos à obra.

Como a minha almofada terá 48cm de comprimento multiliquei por 2 e adcicionei mais 16cm para que possa ter tecido para fechar como um envelope. a estas medidas acresci 4 cm para as bainhas. Quanto à largura cortei 34cm, pois tenho, novamente de ter em conta as bainhas, ou seja, o pano terá de ter:48cm+48cm+16cm= 112cm por 34cm.


De seguida chuleia-se o tecido a toda a volta para não se desfazer. Pode-se também chamar ponto zig zag


Depois fazemos as bainhas com duas dobras, cada uma delas com 1cm. e alinhava-se com pontos largos e com linha de alinhavar. Neste caso usei linha cor-de-rosa para poderem ver melhor como fazer.


Por fim coloca-se na máquina e dá-se um ponto corrido a toda a volta do tecido. E está pronto o tecido para começar a ser trabalhado


Depois de pronto o tecido medi 64cm e dobrei o tecido ao meio. Desta parte medi 48 cm e comecei a dispôr as flores de forma centrada. Claro que se quiserem colocar as aplicações noutros sitios só têm de ter em conta que tem de ser no espaço dos 48cm, ou então correm o risco dos apliques ficarem escondidos quando costurarem!!! :=)

Eu usei o ponto zig zag para aplicar as minhas flores à almofada, mas... amanhã mostro como fica.

Pequeno dicionário de terminologia
Chulear: Dar ponto de costura ligeiro na borda de um tecido, para que não desfie

Sem comentários: